PARQUES PÚBLICOS

REGIÃO CENTRAL

PARQUE VICENTINA ARANHA

VILA ADY'ANNA – Pista de corrida, programação cultural, patrimônio histórico.

25-05-2016-22-20-19vicentina-aranha-entrada.jpg

    O Parque Vicentina Aranha foi inaugurado no dia 27 de julho de 2007, aniversário da cidade, abrangendo área de terreno de  84.500 m² e 11.080,83m² de construção.

 

    O espaço foi aberto para a prática de caminhada em um extenso bosque com área de 43.887,90m², separados em canteiros com paisagismo e canteiros com bosque e algumas espécimes raras e centenárias como Mognos, Perobas Rosas, Jequitibás, Jacarandás da Bahia, Gonçalos Alves, Paus Mulatos, Jatobás, Braunas Pretas, Aratibás, Guarantãs, Cabreuvas Vermelhas, Louros Pardo dentre outras.

 

    Os prédios e a capela fazem parte do antigo Sanatório Vicentina Aranha, complexo arquitetônico considerado uma das mais importantes construções da fase Sanatorial da América Latina.

 

   O Parque Vicentina Aranha é um Bem Cultural do Município tombado pela Lei Municipal nº 4928/96 como setor de Preservação - SP e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo - CONDEPHAAT através da Resolução SC-44 de 25 de julho de 2001.

 

    O Sanatório Vicentina Aranha, foi inaugurado em 27 de abril de 1924, sendo o primeiro da fase sanatorial a ser construído na cidade. O projeto é do arquiteto Ramos de Azevedo e as obras foram executadas pelo engenheiro Augusto de Toledo. Em 1980, por decisão da Santa Casa de São Paulo, passou a abrigar um hospital geriátrico cujas atividades foram encerradas em 2003.

 

     Ramos de Azevedo, formado em Engenharia Civil na Bélgicatem em seu currículo projetos com a Estação da Luz, Pinacoteca  do Estado, Theatro Municipal , Palácio das Indústrias, Palácio da Justiça, Palácio dos Correios,  Batalhão Tobias Aguiar e o Mercado Municipal, todos na cidade de São Paulo, além de diversas outras, igualmente importantes, como a Catedral Metropolitana de Campinas.

 

    Em dezembro de 2006, a Prefeitura de São José dos Campos assinou a desapropriação amigável do local, de propriedade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, pelo valor de R$ 22 milhões referente a uma área de 84.645,61m².

 

   Após a compra do complexo foi nomeada uma comissão especial para coordenar os trabalhos referentes à consulta pública acerca da utilização do Parque Vicentina Aranha. O relatório da comissão, com base nas sugestões apresentadas indica que o Complexo deverá abrigar um Centro Integrado de Cultura, com atividades de recreação, lazer educação, cultura e arte.

 

PARQUE MUNICIPAL SANTOS DUMONT

Vila Ady'Anna – Réplicas de aviões, aparelhos de ginástica, pista de skate, playground.

pq_santos_dumont_02_beto_freitas.jpg

      A Sociedade Israelita de Beneficência EZRA, projetado pelo Engenheiro Pedro Moreira da Costa iniciou suas atividades em 1916 com a denominação de Sociedade Israelita Amiga dos Pobres EZRA, que cuidava de todas as etapas da emigração dos judeus pobres da Europa ao Brasil, desde a “Carta de Chamada”, desembarque no Porto de Santos, o primeiro alojamento no Bairro do Bom Retiro em São Paulo, ensino da Língua Portuguesa e adaptação aos novos costumes e encaminhamento à um emprego e auxílio inicial depois de estabelecidos na cidade. Nos anos 1920 tornou-se o representante das principais organizações judaicas internacionais de auxílio à emigração de judeus da Europa.

 

     Em 1924 a EZRA fundiu-se com a Sociedade Pró-Imigrante, tornando-se a Sociedade Israelita EZRA, que a época recebia imigrantes judeus de todo o país, por isso as várias colônias judaicas enviavam os donativos angariados através de campanhas beneficentes, garantindo a manutenção e sobrevivência da instituição.  Inicialmente os atendimentos eram exclusivamente aos integrantes da comunidade judaica, mas acabaram oferecendo, com o crescimento da demanda às demais correntes religiosas, o que levou, em 1940, à sua ampliação com a construção de um novo pavilhão, pois os atendimentos eram feitos em instalações distintas para homens e mulheres. A estrutura do prédio comportava 120 leitos. Além dos quartos, existia um ambiente de cinema, dedicado aos pacientes. Dentre as imediações do prédio, havia um pomar e hortas, com objetivo de propiciar aos pacientes contato com a natureza e ambiente harmônico. 

 

    O Sanatório funcionou até 1966, sendo desativado devido a evolução no tratamento da Tuberculose, diminuindo assim o número de internos. Em 1969, foi desapropriado pela Prefeitura de São José dos Campos para a implantação do primeiro Parque Municipal da Cidade e em 1971, através do Decreto nº 1415/71 foi criado o Parque Santos Dumont levando a demolição das estruturas existentes em parte da área original do Sanatório, atualmente entre a Avenida Adhemar de Barros e Rua Engenheiro Prudente Meirelles de Moraes. Outra parte do Sanatório entre as Rua Santa Clara e Afonso Cesar de Siqueira abrigaram instalações da Prefeitura, posteriormente Santa Casa de Misericórdia e finalmente foram demolidas para a construção de um condomínio vertical nos anos 2000. 

 

    O Parque Santos Dumont foi inaugurado em 23 de outubro de 1971, em referência mesma data no ano 1906 onde Alberto Santos Dumont voou pela primeira vez com seu 14 BIS, em Paris. Como forma de marcar e celebrar essa data, no Brasil, foi declarado o “Dia do Aviador”.  

 

     Localizado na região central da cidade, ocupando uma área de 46.500m² entre áreas verdes e de lazer, com pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques, pista de skate e playground. Para o lazer contemplativo, tem ainda jardim japonês e um lago de criação de peixes e aves, permitindo o atendimento a todas as faixas de usuários. No mesmo ambiente, ainda existem uma escola e uma creche municipais para atendimento aos cidadãos. 

     A homenagem ao pai da aviação Alberto Santos Dumont foi feita buscando consolidar a identidade assumida pela cidade em função do extenso parque aeronáutico, o parque abriga exemplares aeronáuticos, como a réplica da aeronave 14 Bis, o protótipo do avião Bandeirante e maquetes de foguetes da família Sonda, além da réplica da residência do aviador. 

 

Informações

 

Telefone: 3921-7066

Caminhada: 4h às 22h

Demais atividades: 7h às 16h45

Endereço: Rua Prudente Meirelles de Moraes, 1000, Vila Ady Ana



Referências ao texto: Site São José de Antigamente (https://www.sjcantigamente.com.br/sanatorio-ezra/); Arquivo Público Municipal e FCCR - Fundação Cultural Cassiano Ricardo (https://fccr.sp.gov.br/fccr/portal/index.php)

ANUNCIE 03.png

REGIÃO NORTE

PARQUE MUNICIPAL ROBERTO BURLE MARX

"Parque da Cidade"

Santana – Patrimônio histórico, espaço para prática de esporte, cultura e lazer.

 

PARQUE_DA_CIDADE_CRED TIAO MARTINS.jpg

      O Parque Municipal Roberto Burle Marx, mais conhecido como "Parque da Cidade", localizado na Zona Norte de São José dos Campos, ocupa uma área de aproximadamente um milhão de metros quadrados e foi parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba.  

A riqueza do atrativo Histórico, Artístico, Paisagístico, Ecológico, Cultural, Esportivo & Lazer, Arquitetônico e Tecnológico do Parque Municipal Roberto Burle Marx é por si só uma oferta de diversos atrativos. 

 

PAISAGISTICO 

 

A grande diversidade de espécies vegetais, ou pela belíssima paisagem composta por jardins, palmeiras imperiais, lagos, ilhas artificiais, bosques e alamedas projetados e assinados pelo reconhecido, nacional e internacionalmente, Roberto Burle Marx, que dá nome ao Parque. 

 

HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO 

 

Neste vasto perímetro encontra-se o acervo arquitetônico dos complexos residenciais e industriais, assinados pelo também renomado arquiteto Rino Levi, onde a Casa Olivo Gomes, que já foi até cenário do filme Nossa Senhora Aparecida, dirigido por Tsuka Yamazaki, com seu estilo arquitetônico peculiar com detalhes que representavam há época o que mais moderno existia. Dois volumes residenciais distintos onde as áreas de convivência familiar, tanto no pavimento superior quanto o inferior despontam para o maravilhoso jardim e espelhos d'água, seja pela ampla varanda sobre pilotis, cujo acesso ao jardim dá-se por uma escada em caracol harmoniosamente construída em madeira, aço e concreto, ou pelas imensas portas de vidro no pavimento inferior. Além do espelho d'água, outros dois lagos artificiais complementam a magnífica paisagem que, além da prazerosa contemplação, fornecem leveza e frescor ao conjunto. 

 

ECOLÓGICO 

 

Um dos principais atrativos do parque é exatamente o contato com a natureza, proporcionando aos usuários, visitantes e turistas agradáveis passeios em caminhos cercados por densa vegetação constituída de espécies nativas e exóticas e habitada por uma rica fauna silvestre. O parque é também um local privilegiado para a prática de exercícios físicos, da recreação e de atividades culturais e de educação ambiental. 

 

CULTURA, ESPORTE E LAZER 

 

Espaço Canino, Academia ao Livre, Trilhas para caminhadas e bicicletas, Campo de Futebol, gramados para Pic-Nic, Arenas para apresentações artísticas e culturais, amplo espaço para Eventos, Feiras e Exposições, Museu do Folclore e acesso à Fundação Cultural Cassiano Ricardo com seus espaços dedicados à diversas modalidades artísticas e culturais. 

 

TECNOLÓGICO 

 

Tecnológico sim, por que não?! 

 

Em um prédio perfeitamente integrado ao Parque, onde anteriormente era o espaço de secagem e beneficiamento de café da Fazenda Parahyba do Rio Abaixo, onde inclusive ainda estão boa parte dos equipamentos da “Casa do Café”, atualmente abriga Startup São José, inaugurada pela Prefeitura em dezembro de 2019 com o objetivo e atrair novos empreendedores e tornar a cidade em um grande núcleo de inovação. 

Para os gestores da Startup São José, este novo centro de inovação não visa competir com outros já existentes na cidade, mas sim ser mais uma opção integração. A proposta é de uma atuação conjunta com instituições de renome como o DCTA, o Parque Tecnológico da Univap, o Parque Tecnológico de São José dos Campos (vinculado à Prefeitura), ITA, Fatec, Unifesp e da Unesp, além das empresas que investem consideravelmente em pesquisa e desenvolvimento. 

 

      O complexo do Parque da Cidade foi transformado em parque municipal em 1996. Seu patrimônio é tombado pelo COMPHAC – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural. A Residência Olivo Gomes e os jardins de Burle Marx são tombados pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. 

 

Informações

 

Telefone: 3921-9382

Horário: Diariamente, das 6h às 18h

Endereço: Avenida Olivo Gomes, 100, Santana

 

Referências ao texto: Prefeitura Municipal de São José dos Campos (https://www.sjc.sp.gov.br); Site São José de Antigamente (https://www.sjcantigamente.com.br/sanatorio-ezra/); Arquivo Público Municipal e FCCR - Fundação Cultural Cassiano Ricardo (https://fccr.sp.gov.br/fccr/portal/index.php)

 

SFX SABOREIE 3.jpg
ANUNCIE 01.1.png

PARQUE ALBERTO SIMÕES

Altos de Santana – Tirolesa, escalada, arborismo, circuito para caminhada e playground

 

PARQUE_SJC_-_IDOM_-Pedro_Paes_Lira-15.jpg

     Instalado em área de proteção, remanescente da antiga Fazenda Boa Vista, o local tem equipamentos para a prática de esportes radicais (duas tirolesas, paredão de escalada e estrutura para arborismo), pista para skate e BMX street, além de circuito para caminhada e playground para crianças. A unidade conta também com uma academia ao ar livre para adultos, com 10 aparelhos, e outra destinada às crianças. Todas as atividades esportivas são gratuitas.

      O casarão da antiga fazenda é sede da Polícia Ambiental, que realiza um projeto de educação ambiental por meio de iniciativa do grupo São José Unida. Criada pela Prefeitura, a ação tem o objetivo de reunir as ações das forças policiais para melhorar a segurança na cidade.

 

    O parque abriga ainda outros dois órgãos estaduais: a Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) e a Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA), que atendem ocorrências ligadas às questões ambientais.

     O Parque Alberto Simões tem a vigilância da Guarda Civil Municipal (GCM).

 

Funcionamento do Parque

Segunda-feira: fechado para manutenção
Terças e quintas: 6h às 18h
Quartas e sextas: 6h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 6h às 18h

Horário de funcionamento dos esportes radicais
Sábados, domingos e feriados

Tirolesa, paredão de escalada e arborismo
Das 8h30 às 11h30
Das 13h30 às 16h30

Distribuição de senhas a partir das 8h (manhã) e 13h (tarde)

Manhã/Tarde

Até 45 senhas para tirolesa
Até 60 para paredão de escalada
Até 50 para arborismo

 

Informações:

 

Endereço: 

Avenida Pico das Agulhas Negras, 112 - Altos de Santana (Mapa de localização)

 

Telefone:

+55 (12) 3922-3001

 

Referências do texto: https://www.sjc.sp.gov.br/servicos/esporte-e-qualidade-de-vida/parques/alberto-simoes/

 

SFX SOSSEGUE 4.jpg

PARQUE NATURAL AUGUSTO RUSCHI

"Parque da Cidade"

Bairro do Costinha – Proteção de biodiversidade e recursos hídricos.

O Parque Natural Municipal Augusto Ruschi - PNMAR é a principal Unidade de Conservação de Proteção Integral do Município.

 

      O Parque Natural Municipal Augusto Ruschi - PNMAR é a principal Unidade de Conservação de Proteção Integral do Município, criado pela Lei Municipal nº 8.195, de 17 de setembro de 2010, que protege 243,49 hectares de vegetação remanescente do bioma Mata Atlântica e fauna silvestre abundante com várias espécies endêmicas e ameaçadas. O PNMAR conta, ainda, com patrimônio histórico preservado: primeiro sistema de captação, tratamento e abastecimento público municipal auxiliando na manutenção da biodiversidade local e regional.

 

     O patrimônio natural do PNMAR presta muitos serviços ambientais como: proteção de parte do ecossistema, da fauna, flora e seu habitat; produção e proteção dos recursos hídricos e abastecimento do lençol freático; proteção de áreas com risco de erosão e movimento de massa e controle de cheia, inundação, alagamento e enxurradas; regulação microclimática e auxílio na recuperação atmosférica, filtrando o ar poluído; proteção de beleza cênica; oportunidade de recreação, educação ambiental e realização de pesquisas científicas, além da melhoria da qualidade de vida de moradores do entorno e visitantes.

 

     A gestão do Parque Augusto Ruschi, de atribuição da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, conta com o apoio de um Conselho Gestor - CGPNMAR, órgão de caráter consultivo e representação paritária (mesmo número de membros do Poder Público e da sociedade civil) com atribuições de acompanhar a implementação do Plano de Manejo do Parque, promover articulações, analisar documentos, manifestar-se sobre atividades e empreendimentos potencialmente poluidores no entorno do Parque, pela avaliação, proposição e pelo acompanhamento de atividades e projetos que se destinam à consolidação do Parque Natural e regulação dos usos em sua Zona de Amortecimento.

 

A sede do Parque Natural Municipal Augusto Ruschi – PNMAR está localizada na Estrada Municipal Antônio Ferreira da Silva (SJC-338), nº 1000 – Bairro Costinha.

 

Informações pelo telefone (12) 3947-8085 ou pelo e-mail pnmar@sjc.sp.gov.br

e3db_sjc_antigamente526ef7ef6159f9d13a-500x500.jpg

https://www.sjc.sp.gov.br/galerias/2023/urbanismo-e-sustentabilidade/parque-natural-municipal-augusto-ruschi/

REGIÃO SUL

PARQUE SENHORINHA

Bosque dos Eucaliptos – Pista de corrida, academia ao ar livre, playground

praca-senhorinha-2-beto-freitas_34577515086_o.jpg

    O Parque Senhorinha foi projetado como um parque linear ao longo do córrego do Senhorinha, com objetivo de integrar os bairros do Bosque dos Eucaliptos e Jardim Satélite com os bairros Conjunto D. Pedro II, Bosque dos Ipês, Jardim Oriente e Jardim América, bem como servir como área de drenagem das águas pluviais e consequentemente de recarga dos aquíferos subterrâneos.

 

    Sua 1º fase foi implantada no ano de 2007 e contempla a urbanização de 294.565,33m², com uma extensão de 4.738m iniciando na nascente do córrego do Senhorinha junto ao conjunto D. Pedro II até próximo à Av. Guadalupe.

 

    O uso do Parque é diversificado, contendo espaços para várias atividades de recreação contemplativa e ativa para diversas faixas etárias.

 

    Dada a linearidade do projeto, foram estabelecidas estações ao longo da pista de caminhada que percorre e estrutura o Parque, estações estas com áreas específicas que abrigam equipamentos de ginástica, áreas com brinquedos e mobiliários urbanos como lixeiras, placas de sinalização, esculturas.

 

Informações:

 

Endereço
Avenida Salinas, Bosque dos Eucaliptos (Mapa de localização)

 

Referência ao texto: https://www.sjc.sp.gov.br/servicos/esporte-e-qualidade-de-vida/parques/senhorinha/

REGIÃO LESTE

PARQUE SÉRGIO WEISS

Vila Industrial – Pista de corrida e academia ao ar livre na área do Teatrão.

 

parque_sergio_weiss-002-claudio_vieira.jpg

     O Parque Sérgio Weiss, na Vila Industrial, está liberado para a população desde 21 de janeiro de 2017. No local, os usuários podem praticar caminhada, usar a academia ao ar livre ou simplesmente aproveitar o ambiente propício para leituras, contemplação e descanso todos os dias.

     

      A pista de caminhada tem cerca de 300 metros de extensão.

    Localizado no Teatrão, o espaço é aberto diariamente, das 6h às 20h, para atender os moradores com entrada é gratuita e acesso pela Rua Ricardo Edwards, onde ficava a portaria do São José Esporte Clube (em frente à Urbam).

   Numa área de aproximadamente 7 mil m², os visitantes podem apreciar a paisagem e desfrutar de mais qualidade de vida.

 

INFORMAÇÕES

 

Funcionamento
Diariamente, das 6h às 20h

 

Endereço
Complexo do Teatrão – Rua Ricardo Edwards, Vila Industrial (Mapa de localização)

 

PARQUE SÉRGIO SOBRAL DE OLIVEIRA

Jardim Santa Inês I – Campo de futebol, pistas de skate, quadras iluminadas, espaço para apresentações e piscina vertical.

 

parque_sergio_sobral-03-claudio_vieira.jpg

Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira

 

    O Parque possui uma área de 50.000m², formado pelas áreas verdes e de lazer oriundas do loteamento Jardim Santa Inês I, sendo que sua urbanização foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura ee a Petrobras.

 

    Abriga área de bosque formada através do plantio de 300 árvores como o Pau-Brasil, Quaresmeiras, Sibipirunas e Aribás, locais ajardinados e áreas destinadas à lazer ativo com pista para caminhada com extensão de 1.500m, equipamentos para recreação infantil, campo de futebol com arquibancada para 1.500 pessoas, 2 pistas de skate, 2 quadras iluminadas (uma de areia e outra de concreto), piscina vertical e local para apresentações e eventos com acomodação para 1.000 pessoas.

 

Informações

 

Endereço
Rua Ricardo de Paiva Vieira s/n - Jardim Santa Inês I (Mapa de Localização)

 

Horário de funcionamento
Diariamente das 7h às 22h

 

Telefone
3907-8030

REGIÃO OESTE

PARQUE OSVALDO ENRIQUE CIMASCHI

"Parque Ribeirão Vermelho"

Urbanova – Quadras poliesportivas, quadras de areia (vôlei, futevôlei e beach-tênis), quadras de tênis, pista de skate, piscina vertical e playground

 

WhatsApp-Image-2019-06-15-at-09.03.09-1.jpeg

   O Parque Ribeirão Vermelho, localizado no bairro Urbanova (região oeste), ao lado do Residencial Paratehy, foi aberto oficialmente para uso da população de São José dos Campos no dia 11 de fevereiro de 2017. Com uma área de aproximadamente 250 mil m², o local oferece quadras poliesportivas e de tênis, pista de skate, playground, pista de caminhada e ciclovias, além de um bosque com mata nativa. Duas academias ao ar livre estão à disposição dos frequentadores, que podem utilizar os aparelhos instalados. Nos dias mais quentes, os usuários podem se refrescar na Piscina Vertical existente no local. 

 

     Em fevereiro de 2023 foram inauguradas as quadras de areia para a prática de Vôlei de Areia, Futevôlei e Beach Tênis, mais uma opção de lazer para a Região Oeste.

   

     Além de proporcionar qualidade de vida, esporte e lazer para os usuários, cidadãos e turistas, o Parque Ribeirão Vermelho tem como objetivo principal a preservação ambiental dos recursos naturais existentes no local. 

 

Informações:

 

Horários: Segunda a sexta-feira, das 7h às 22h
                  Sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h

 

Fonte: Finais de semana, das 10h às 17h

Endereço: Avenida Maria de Lourdes Friggi, Urbanova

Telefone: (12) 3923-4752

 

 

REGIÃO SUDESTE

PARQUE ALAMBARI

Campos de São José – Trilhas para caminhada, playground, estações de ginástica

e quadra poliesportiva.

 

parque_alambari-10-claudio.jpg

    No Campos de São José, na Região Sudeste da cidade, o parque possui trilhas para caminhadas, playground, estações de ginástica e quadra poliesportiva.

 

    O Parque público Alambari foi implantado na região leste em 2008 e abrange uma área de 11,7 ha, contendo uma extensa área de mata nativa e de reflorestamento voltada para o lazer contemplativo.

 

    Além desta área o parque conta com espaços destinados ao lazer ativo compreendendo: trilhas para caminhada, playground, estações de ginástica, campo de futebol, vestiário, quadra, sendo que estes espaços estão servidos por bancos e mobiliários urbanos como lixeira, placa de sinalização e iluminação.

 

Endereço

Rua Benedito Resende de Souza e Rua Alceu de Andrade,

entre o Jardim Mariana II e o Campos de São José  (Mapa de Localização)

 

PARQUE CAMINHO DAS GARÇAS

Putim – Playground, quadras poliesportiva e de futebol de areia

 

parque_caminho_das_garc-as-002_claudio_vieira.jpg

    Com área de 28 mil m², a implantação do Parque Caminho das Garças no Bairro do Putim visa atender a necessidade de lazer local e a recuperação ambiental da área.

 

    É servido por uma agradável área verde, com quadra de futebol de areia, quadra poliesportiva, brinquedos e bosque.

 

Informações:

 

Endereço

Avenida Rodolfo Castelli, Putim (Mapa de Localização)

 

PARQUE TAKEO KACUTA

Localizado no bairro Santa Júlia - O parque conta com um mirante de 140 m²,

executado em madeira ecológica e escorregador gigante.

 

cv__1279_claudio_vieira.jpg

    Inaugurado em 2021, o Parque Takeo Kacuta, localizado no bairro Santa Júlia, região sudeste, possui 330 mil metros quadrados de área, envolvendo trecho natural de 8,59 hectares. A Prefeitura também executa a restauração florestal com o plantio de 13.000 mudas nativas do Cerrado.

 

     O parque conta com um mirante de 140 metros quadrados, executado em madeira ecológica. Tem à disposição playground, passeios, pista de caminhada, rampa de escalada e tobogãs que agradam a garotada que visita o local.

 

Informações:

 

Endereço

Av. Laudelino Gonçalves de Miranda, s/n (Mapa de Localização)