São Francisco Xavier

Distrito de São José dos Campos

São Francisco Xavier é um simpático distrito da cidade de São José dos Campos e está localizado entre as montanhas da Serra da Mantiqueira. Um distrito do município brasileiro de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, estado de São Paulo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 3 852 habitantes, sendo 1 965 homens e 1 887 mulheres, possuindo um total de 2 117 domicílios particulares. Foi criado pela lei nº 59, de 16 de agosto de 1892.

O distrito fica a 59 quilômetros do centro de São José dos Campos e o acesso é feito por estrada asfaltada, utilizando a rodovia SP-50, através do município de Monteiro Lobato. A estrada até o distrito é em meio à Serra da Mantiqueira, sendo que o trecho entre Monteiro Lobato e São Francisco Xavier foi restaurado no início de 2009. Outra opção é a ligação por trilhas e estrada de terra para o distrito de Monte Verde de Camanducaia, em Minas Gerais.

Possui uma área de preservação ambiental (APA) que abriga inúmeros animais como jaguatiricas, pacas, capivaras, esquilos, cobras, lagartos e o famoso macaco muriqui; e tem várias cachoeiras, como as Cachoeiras Pedro David, das Couves, e do Roncador.

Distrito de São José dos Campos
Distrito encantador com ótimos visuais, tranquilidade e gastronomia de qualidade! Distrito encantador com ótimos visuais, tranquilidade e gastronomia de qualidade!

Distrito encantador com ótimos visuais, tranquilidade e gastronomia de qualidade!

Por ser uma região tranquila, com opções de lazer e atividades de ecoturismo, São Francisco Xavier vem aumentando gradativamente o número de visitas por turistas.

Dentre as opções de belezas naturais acessíveis, o visitante encontra a Cachoeira Pedro David e a trilha para o Queixo D’anta. Seu público visitante é principalmente formado por casais e famílias que procuram um tempo longe da agitação dos centros urbanos.

São Francisco Xavier tem muito a oferecer para seus visitantes; são inúmeros atrativos e entre eles o visitante pode visitar cachoeiras, mirantes, trilhas, pesqueiros, ranchos de passeios a cavalo e espaços dedicados ao bem estar.

As atividades culturais também atraem a atenção de visitantes e moradores como as festas tradicionais e religiosas nos bairros além dos festivais culturais. Para quem busca adrenalina os esporte radicais voltados a ao contato com a natureza também são muito praticados, entre eles estão o trekking, escalada, rapel, cascading, mountain bike, boia cross e voo livre.

• Cachoeira do Roncador

• Pesqueiro Pantanal

• Trilha Queixo Danta

• Trilha da Toca do Muriqui

• Cachoeira Pedro David

• Reserva Ambiental Santa Barbara

• Pedra Vermelha

• Pedra do Porquinho

• Trilhas e Cachoeiras do Pouso do Rochedo

Entre os grandes atrativos de São Francisco Xavier está a ótima gastronomia encontrada nos restaurantes. Há inúmeras opções de restaurantes, cantinas, bistrôs, pizzarias e bares. Muitos deles contratam show de música ao vivo, para ajudar a esquentar as noites frias da montanha.

• Restaurante Trutas Mariser

• Restaurante João de Barro

• Restaurante e Bar Pangea


Seja Nosso Associado

Conheça as vantagens, benefícios e requisitos para se tornar um associado SJK CVB

Associados

Receba as melhores dicas e notícias de São José dos Campos

Parceiros de Negócios