Infraestrutura



Destinos Turísticos



Taxi

Casa de Cultura Zé Mira

Telefone: (12) 3923-2488

Endereço: R. Olivo Gomes, s/n Santana

Sobre Casa de Cultura Zé Mira:

Em frente ao Parque Burle Marx, a Casa de Cultura Zé Mira serve como ponto de encontro para violeiros da cidade,  que se apresentam em rodas típicas  de viola da região. Além do aspecto musical, quem visita o local também pode se deliciar com bolinho caipira, arroz doce, quirerinha, doce de abóbora e outras iguarias típicas do Vale do Paraíba que são vendidas no local.

As tradicionais rodas de violeiros com a típica culinária caipira, que acontecem sempre no segundo e quarto sábado de cada mês, às 19 horas.

O espaço cultural homenageia um dos maiores ícones da cultura caipira, o grande mestre Zé Mira -  tropeiro, agricultor, serrador, carpinteiro, pedreiro e, principalmente, violeiro.

Uma de suas principais conquistas foi a criação do Instituto Cultural Caipira Zé Mira e a construção da casa de pau-a-pique que sedia o Instituto desde 2004, erguida pelo próprio Zé Mira. O espaço acolhe pessoas interessadas em pesquisar e valorizar a cultura popular, além de manter viva a tradição da vida rural da região e oferecer atividades culturais para toda a comunidade. Mineiro, natural da cidade de Cristina, foi morar em Jambeiro na década de 40 e fez do jongo, moçambique, congada, cateretê e catira, as atividades de seu dia-a-dia.

Ao longo da vida, Zé Mira virou livro e contou seus causos e histórias para a jornalista e pesquisadora Lídia Bernardes, que escreveu “Nas Trilhas do Zé Mira – Um Caipira Mira o Vale do Paraíba”, livro que reúne textos e fotos do homem que estava sempre acompanhado de sua viola.

Com carisma, sabedoria, simplicidade e talento, o homem que andava nas tropas desde os 7 anos de idade deixa os ensinamentos e a responsabilidade de valorizar a cultura popular nas mãos de seus descendentes.

Casa de Cultura Caipira Zé Mira

Encontros musicais nos segundos e quartos sábados de cada mês

Av. Olivo Gomes, s/ número, Santana – São José dos Campos, SP (em frente ao parque da cidade)

Entrada gratuita

Endereço: Av. Olivo Gomes, s/n. Santana. (12) 3911-6560 / (12) 3923-2488 / (12) 3922-2455




+55 12 3346-3720

sjccvb@sjccvb.com.br

© 2016 SJCCVB - Todos os direitos reservados

DM4Brasil