Infraestrutura



Destinos Turísticos

media-upload-4cidade-de-cunha-5media-upload-8media-upload-7media-upload-10media-upload-5efcj_1media-uploadcachoeira_cidade_topo_12media-upload-9


Taxi

Casa de Cultura Zé Mira

Telefone: +55(12) 3923-2488

Endereço: R. Olivo Gomes, s/n Santana

Sobre Casa de Cultura Zé Mira:

Em frente ao Parque Burle Marx, a Casa de Cultura Zé Mira serve como ponto de encontro para violeiros da cidade se apresentarem em rodas típicas da região, com canções que remetem ao tempo dos violeiros caipiras do interior. 

As tradicionais rodas de violeiros com a típica culinária caipira, que acontecem sempre no segundo e quarto sábado de cada mês, às 19 horas.

O espaço cultural homenageia um dos maiores ícones da cultura caipira, o grande mestre Zé Mira -  tropeiro, agricultor, serrador, carpinteiro, pedreiro e, principalmente, violeiro.

Uma de suas principais conquistas foi a criação do Instituto Cultural Caipira Zé Mira e a construção da casa de pau-a-pique que sedia o Instituto desde 2004, erguida pelo próprio Zé Mira. O espaço acolhe pessoas interessadas em pesquisar e valorizar a cultura popular, além de manter viva a tradição da vida rural da região e oferecer atividades culturais para toda a comunidade. Mineiro, natural da cidade de Cristina, foi morar em Jambeiro na década de 40 e fez do jongo, moçambique, congada, cateretê e catira, as atividades de seu dia-a-dia.

Ao longo da vida, Zé Mira virou livro e contou seus causos e histórias para a jornalista e pesquisadora Lídia Bernardes, que escreveu “Nas Trilhas do Zé Mira – Um Caipira Mira o Vale do Paraíba”, livro que reúne textos e fotos do homem que estava sempre acompanhado de sua viola.
Com carisma, sabedoria, simplicidade e talento, o homem que andava nas tropas desde os 7 anos de idade deixa os ensinamentos e a responsabilidade de valorizar a cultura popular nas mãos de seus descendentes.

Casa de Cultura Caipira Zé Mira
Encontros musicais nos segundos e quartos sábados de cada mês
Av. Olivo Gomes, s/ número, Santana – São José dos Campos, SP (em frente ao parque da cidade)
Entrada gratuita
Informações: (12) 3923-2488




+55 12 3018-1863

sjccvb@sjccvb.com.br

© 2014 SJCCVB - Todos os direitos reservados

DM4Brasil